Chevrolet C1416

Marcelo KT, POA-RS.

expository research paper

jfdghjhthit45

Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

28 respostas para “Chevrolet C1416”

  1. Avatar de João Alberto de Favre
    João Alberto de Favre

    Essa a ferrugem, literalmente, comeu!

  2. Avatar de frank

    so doadora mesmo ta muito podre achar um corajoso pra aruma éla é dificil ainda .

  3. Avatar de Tiago Oliveira
    Tiago Oliveira

    Bah, se o cara precisasse de uma carroceria completa dessas e sem nada de podre eu sei onde tem uma: aqui na Av Sertório, próximo do nº 10.000. Seria o canal para salvar esse chassi aí e aquela carroceria zerada tb.

    1. Avatar de Gustavo Fraga
      Gustavo Fraga

      Ainda esta no local amigo , preciso de uma cabine simples de c10 ?

  4. Avatar de Andre Cortes
    Andre Cortes

    Que pena que deixaram chegar a esse estado.. deve ser muito difícil recuperar. A Veraneio fez história na vida de muita gente !!

  5. Avatar de danilo
    danilo

    Esse carro é show, aprendi a dirigir em uma dessas, 78 6cc, câmbio no chão, que era de um firma que meu pai trabalhava….
    Sonho eu ter um carro desses ainda, mas por enquanto sem chance….essa dai, acho que já era, somente doadora msm, apesar que vi uma em estado pior, que for reformada….não ficou filé, mas salvou p/ usar por ai, c/ gnv!

  6. Avatar de MarceloKT77
    MarceloKT77

    Sobre este Chevrolet: Sua origem remonta ao final de 1959, quando a General Motors lançou a Amazona. Derivada da picape Chevrolet Brasil, tinha três portas (duas do lado direito). Com bancos para oito passageiros, teve grande aceitação como perua escolar.

    No Salão do Automóvel de 1964, junto com a picape redesenhada, foi apresentada a C-1416 (o nome Chevrolet Veraneio só seria adotado quase cinco anos depois do lançamento). Se na parte mecânica não havia grandes avanços, seu desenho era moderno, com linhas retas e quatro portas. Basicamente, o motor era o mesmo da Amazona, mas a suspensão, privilegiando o conforto, passou a usar molas helicoidais e já era independente na frente. Afirmavam que sua identidade “parece código de filme policial”. Mas rasgava elogios ao seu comportamento. Com quase duas toneladas e motor de 142 cavalos, a C-1416 chegou aos 145 km/h e fez de 0 a 100 km/h em 20,7 segundos, marca considerada “formidável”. Em compensação, não era fácil sustentá-la: percorria de 3,8 a 4,8 quilômetros com 1 litro de gasolina no trânsito urbano e na estrada não passava dos 5,5 km/l.

    Ao dirigir a Veraneio (na verdade uma C-1416, modelo 1968), a primeira idéia que ocorre é: como era possível efetuar perseguições num carro desses? O confiável motor de seis cilindros é nervoso como uma rena de trenó. A suspensão é mole e o carro inclina só de pensar na curva. E a traseira tinha fama de “varrer” as ruas em entradas mais fortes. Mas nada se compara à direção. Uma mudança rápida de trajetória demanda preparo quase olímpico. O razoável número de braçadas (são mais de seis voltas de batente a batente) deve ser executado com a agilidade de lançador de dardos. Feita a manobra, basta soltar o volante que a direção gira rapidamente e os 5,16 metros de comprimento por quase 2 de largura do carro retomam o prumo.

    O acionamento do câmbio, apesar de uma precisão e suavidade de causar inveja a muitos utilitários de hoje, não tem pressa: a alavanca na coluna percorre um longo caminho para trocar as três marchas para a frente. Mas para um passeio tranqüilo com a família e toda sua bagagem ela era boa demais, um passo à frente quando comparada à Rural, concorrente fabricada pela Willys.

    A Veraneio, na sua versão original, sobreviveu até o final da década de 80. Atravessou praticamente um quarto de século sem grandes alterações de estilo. Na mecânica, além de ligeiros aumentos na potência do motor, foram incorporados ao longo dos anos progressos como servofreio, freios a disco e direção hidráulica. Em 1989, o último exemplar deixou a linha da fábrica, em São Caetano do Sul, SP. Sua sucessora acompanhava as mudanças na linha de picapes, totalmente reformulada. Pouco tempo depois o mercado brasileiro se abriria para a chegada de modernos utilitários esportivos, que exilaram de vez a antiga Veraneio.

    1. Avatar de valuck
      valuck

      clap clap clap !
      aplaudo de pé o belíssimo post sobre o histórico e considerações sobre a viatura.
      Em 64 a GM aproveitou a Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo para ceder diversas C1416 como essa da foto para a caravana .
      O evento se desenvolvia por etapas entre as cidades polo.
      Eram 14 ou 15 etapas sucessivas com quilometragens variadas entre 80 a 180 km entre as cidades.
      As veraneio acompanhavam a prova levando os juizes, cronometristas e carros de apoio do jornal a Gazeta Esportiva além dos carros publicitários.
      A caravana chegava às cidades e era uma excelente maneira de mostrar ao vivo e a cores as C1416 para a população que invariavelmente se aglomerava pra ver a novidade.
      Como bem o disse o amigo-confrade Marcelo era o suprasumo da etcnologia de ponta da época.
      Pena que não restem muitos documentos da época além de poucas fotos nos jornais ‘A Gazeta Esportiva’ que é quem patrocinava a prova.

    2. Avatar de Silvio

      Carro fantástico, classico “camburão”, meu pai tem uma das sucessoras (bonanza, versão de duas portas feita em parceria com a brasinca).

  7. Avatar de Rene
    Rene

    Da para recuperar sim, só ter paciencia e grana

  8. Avatar de Fábio Silva Gomes

    Tá bem podrinha ela, mas essas Veraneios estão ficando cada vez mais raras (e caras)

  9. Avatar de Ezio Barioni
    Ezio Barioni

    R.I.P.

  10. Avatar de Nicolas
    Nicolas

    Essa daí não é umas das várias Veraneios/C10 e kombis do INPS? Que estão virando pó aqui na capital?

  11. Avatar de Landau
    Landau

    Derreteu! Acho que restauro é inviavel!

  12. Avatar de Homem mau, feio e barbudo do Ferro Velho
    Homem mau, feio e barbudo do Ferro Velho

    Se ninguém quiser…….machado nela!!!!!!!!

  13. Avatar de william "bily"

    ta dificil mais não está imposivel , depois de ver esse video vc vai ver q não está imposivel reformar essa aí : http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=8YziFVQW9H8

    1. Avatar de valuck
      valuck

      caro William “bily”a do Rolls é realmente impressionante e memorável. A desse maverick feita pelo famoso preparador de motores Batistinha é que apesar de notável dá uma idéia de quantos ‘tubos’ são necessários para fazer uma como manda o ‘figurino’.
      O Batistinha é aquele famoso por ter preparado um Shelby de 1000 hp .
      Muitas vezes comentamos aqui que ‘dá pra restaurar’ o duro é ter um ‘teto’ quando se inicia um … risos

      http://carros.uol.com.br/ultnot/fullpower/2012/01/11/maveco-1977-com-v8-classico-recebe-restauracao-de-r-200-mil.jhtm

      1. Avatar de valuck
        valuck

        Taí o Mustang Shelby GT5000 da ‘cavalaria’ .
        Ele esteve esposto no Encontro de carros antigos de Jandira no ano passado.

        http://carros.uol.com.br/ultnot/fullpower/2011/12/14/mustang-shelby-gt500-recebe-preparacao-pesada-para-gerar-1080-cavalos.jhtm

  14. Avatar de Fernandogb

    Acho que é possível o restauro,será que esta tem os 4 farois redondos? se for,eu até me arricaria a restaurar e pintar ela inteirinha de preto,ficaria igual as veraneio utilizada pelo DOPS-Departamento de ordem política e social,que reprimia os subversivos nos anos 60/70

    1. Avatar de Paulo Rubens
      Paulo Rubens

      FernandoGB, bem lembrado. Eu sempre achei que esse carro é um dos veículos-símbolo da ditadura militar no Brasil. Um grande abraço a todos.

  15. Avatar de leandro
    leandro

    essa ja era so serve como doadora mesmo

  16. Avatar de O Louco da Corda
    O Louco da Corda

    Imagina a catinga de jaula de macaco que deve estar dentro desse carro com essa capota de lona em cima………

  17. Avatar de José Antonio
    José Antonio

    Me lembro de ter visto no extinto DNER do Rio de Janeiro, hoje DNIT, um belo exemplar da Veraneio com 4 faróis e caput liso e ainda, na cor preta. Um espetáculo.

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tem que ter mto tempo sobrando e dinheiro pra consertar…

  19. Avatar de vitor
    vitor

    Famosa Taxi de Corinthiano

  20. Avatar de Henrique
    Henrique

    Em que lugar de PoA se encontra? To procurando umas peças pra minha, essa pode ajudar!

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Fica perto da pucrs, onde era a dunnas veiculos…