61 thoughts on “Farus 928

    • Farus é fabrica de carro com Chassis próprio, não usava nada da linha Volkswagen, a principio usava o motor do FIAT 14 RALLY instalado na parte de tras de forma central.
      O chassi era produzido do formato de dois Y , tendo as suspensões dianteiras e traseiras independentes do proprio FIAT 147.
      Depois usou a mecanica de santana 1.6 na parte frontal e depois a do Monza. Infelizmente a fábrica não resistiu a competitividade com abertura da livre exportação

  1. O Farus veículo fora de série fabricado no Brasil entre os anos de 1978 a 1989 por uma fábrica de máquinas para indústria alimentícia no estado de Minas Gerais, precisamente na cidade de Belo Horizonte, tinha suas linhas de design baseados na Ferrari e Lotus Spirit.
    Como proprietário da marca, vinha o Sr. Alfio (pai) e Giuseppe Russo (filho). Eles sempre primaram por desenhos que fossem arrojados para época, assim sendo, o projeto desde o início foi feito em uma carroceria de fibra de vidro tendo como chassi um monobloco tubular em aço estampado. A motorização era utilizada o 1.300 cc da Fiat que equipava os 147 Rally ou Racing com um implemento de carburação Webber de corpo duplo italiano, logo após usou o motor VW 1.600 cc a água, o GM 1.800 cc e 2.000 cc do Monza e finalmente, o VW 2.000 cc do Santana.
    O motor tinha sua colocação na parte central do veículo, ou seja, entre eixos na posição transversal (uma novidade para época) o que favorecia sua estabilidade, devido a sua distribuição de peso. A suspensão era do tipo McPherson e contava com freios nas quatros rodas.
    Como em todo fora de série e este não seria diferente, o uso de peças de carros de série fariam com que o custo final fosse menor, então, optaram pelo uso de peças de acabamento da Fiat do modelo 147, como: fechaduras, maçanetas, botões de painel, discos de freios, tambores e outras mais.
    Algumas curiosidades do modelo:
    O nome Farus significa Família Russo;
    Ps.: cheguei a ver alguns em SP e não faz muito tempo o jornal O Estado de S.Paulo fez a propaganda do jornal citando fatos pitoerscos e entre eles um cidadão que parava seu Farus nas grandes avenidas por horas só pra ser observado e isso fez dele uma ‘lenda urbana’ aproveitada no comercial …
    hehehe …

  2. q carniça !!kkk
    o dog cuidando da frent da raridade e o maluco cuidando da trazeira e pedindo ” por favor não se aproximem só apenas fotos!””kkk
    coragemmmm!!

    • ô bil vc sabia que o gato de estimação da Luisa Mel levou uma picada de abelha bem no focinho ?
      e agora ele só mia assim … ‘mel mel mel ‘ …
      quanto ao dog , o carro é de fibra e nessas circunstâncias o ‘cuzco’ pode comer sem susto e melhorar a sua digestão além de ficar com seu ‘farus’ apurado .

  3. Interessante, é raro ver esses fora-de-série nacionais. Esse é recuperável.

    E o cachorro na frente, deve ser bom de ”farus”.

    Tá, piada idiota. Eu desisto.

    Qual era a mecânica desse carro?

  4. ~Farus 928 Não seria Farus 929 ? nunca ouvi falar no 928, até na net não encontrei, tenho um maigo que tem um 929 mecanica fiat,a pouco tempo ele colocou o motor de uno.

  5. Este carro é realmente raro, porém horrível.
    Mas analisando friamente é possivel restaura lo sem duvidas, e ficaria em estado de novo.

  6. fui eu quem tirei as fotos do carro , esta todo original inclusive o motor de fiat 147 e esta a mais de 13 anos parado eu e meu irmao o da foto fomos tentar comprar o carro mais infelizmente o dono nao vende nao troca e tambem nao reforma.

  7. Márcio V8, por favor poderia me mandar o endereço onde está este carro?

    Prezedos colaboradores, Estou reformando um farus desse e preciso encontrar peças e parabrisas.

    Poderiam me mandar mensagens me informando onde posso comprar parabrisas e outras peças?

    Meu e-mail é: elsonluiz2008@hotmail.com

    Obrigado.

  8. Olá boa noite a todos! Tenho um Farus TS ano 82 com motor 2,0 aspirado, e digo que é um ótimo exemplar, carro para ninguém por defeito, ótimo de estrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.