Russel, meu nome é Iegor Springer, sou de Condor – RS; tenho 17 anos, visito o site faz um baita tempo, mas agora só que vou enviar meu primeiro “Registro”. Abraço! Foto de um caminhão Fiat 130 ano 1978-1979.
Fiat 130
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Comentários
31 respostas para “Fiat 130”
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Depois de uma longa vida árdua, o guerreiro repousa sob o pasto verdejante, enquanto o tempo lhe condena.
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Caro amigo Rafael, se fosse um caminhão betoneira essa seria uma bela poesia ‘concreta’ …
‘óleo’ para o guerreiro que na sua ‘parabólica’ poesia repousa no ‘past’ dos tempos … que verbo hem ?
hehehe …
abraço-
Hahahaha, boa Valuck.
Sua poesia concreta é deveras pesada.
No começo um tanto mole e suave, e depois se torna dura e bem rígida.
🙂 🙂
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Será que se consegue achar peças básicas para a manutenção desses caminhões antigos?
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Fernando, eu acredito que sim. O problema mesmo, serão os altíssimos preços cobrados por essas peças…!
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Isso aí é pior que AIDS……porque a AIDS voce ainda consegue passar para alguém……..
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No sul tem mais desses caminhões que em SP, creio eu. Não sei se era um bom caminhão (dizem que, sendo Fiat, qualquer modelo não é rs), mas acho um modelo interessante.
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Se prestasse seria fabricado até hoje…
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E é. Os IVECO são a evolução deles.
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é interessante o histórico desses caminhões que começaram como FNM
(popularmente conhecidos como FêNêMê) Fábrica Nacional de Motores.
Os primeiros tinham a motorização italiana na Isotta-Fraschini que tb fazia motores marítimos e tb carros de luxo.
Com a falência, mais tarde passou a ter motores Alfa-Romeo .
E esse projeto com a cabine já alterada foi feito no Brasil.
Muito resistentes e com uma capacidade de ‘arrasto’ fabulosa.
Era comum até não muito tempo atrás ver os caminhões betoneira ainda com esses modelos antigos. Eram lentos e pesadões, difíceis de dirigir, mas carregavam uma casa (segundo a lenda … hehehe )
Ao final da década de 60 a FNM que ainda era nacional é vendida para a própria Alfa Romeo que mais tarde foi comprada pela Fiat .
Em breves traços essa é a história da marca. A IVECO ( Industrial Vehicule Corporation) é um ‘braço’ da Fiat que foi criando autonomia e mesmo como subsidiária não fica vinculada à marca em termos de mercado. O modelo Stralis( acima de 45 ton. ) foi indicado pela imprensa especializada como o ‘truck do ano’ .http://2.bp.blogspot.com/_SvVyO8w-1Ds/TUwwl7zlANI/AAAAAAAAECQ/I7YIkqrxTr0/s1600/10+iveco+stralis.jpg
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pensar que os primeiros ‘avos’ desse aí, os antigos FNM tinham os motores Isotta-Fraschini que produzia carros luxuosos como este clássico.
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Um verdadeiro luxo…!
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Um colega tem dois FNM, um deles sendo azul. É um caminhão bonito. Mas Valuck, cuidado. Pelo que sei, a motorização Isotta-Fraschini durou pouco tempo. Os nossos FNM tinham motorização própria feita no Brasil, daí a sua sigla.
Mas, alto lá. Os FNM também são conhecidos pela sua difícil condução. Eles possuem câmbio duplo, um no chão e outro no volante (que é a reduzida). Fica a dúvida: esses caminhões da Fiat possuiam sistema similar??
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É isso mesmo Rafael. Está correto, mas o motor feito no Brasil era o do AlfaRomeo italiano e era feito sob licença. A cabine dessa fase é que foi desenvolvida no Brasil. Nessa parceria e aumentando o ‘leque’ sob a égide do incremento à indústria automobiliística do governo JK fizeram tb o carro, que em homenagem ao ‘presidente bossa nova’ foi chamado de JK .Tanto que abrindo o capô vc via o belo motor AlfaRomeo. Tive um 2150 e ficou muita saudade .
Aqui um interessante ‘raid’ de 3 FNM em janeiro de 2011 !!!-
Quasnto à dificuldade de dirigi-los …
putz ! dá só uma olhada aqui :]
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Rafael , que eu saiba esses modelos como o do post já não possuiam o câmbio duplo.
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só vi um na minah vida e achava q ñ era da fiat
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ese so é lavar e dar uma revisadinha e colocar pro trabalho ia ter muito uso eses dai sao guerero .
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muitos ‘torcem o nariz’ para o 147 . Mas neste ano no rallye Paris Dakar graças a um deles o Hummer de Robby Gordon pode voltar à prova . vejam a valentia do pequeno 147 rebocando o pesado Hummer .;
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Achei muito engraçado a cena. Me divertir bastante ao ver o pequeno Fiat no resgate do grande Hummer. heheheheee. Um grande abraço a todos…!
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vi um desse esse dias esse ai ainda da de salvar e colocar pra trabalhar ainda
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hahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahaha ….
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hahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahaha ….
… BONK !!!
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Ótimo registro de inútil Iegor . Esses caminhões apareciam muito nos seriados e filmes japoneses de antigamente ( ou eram muito semelhantes ) .
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Acho que eram semelhantes os japoneeses. Esse dai era nacional mesmo, na verdade um FNM sem glória…
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Os aros dos faróis desse caminhão não são os mesmos do VW 1600 (Zé do Caixão)?
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Sim São ele mesmo,e anteriormente,dos DKW Fissore tmb
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Puxa, pena que os faróis quadrados do zé do caixão não sejam similares a outros veículos. Aqueles sim, quebrou, lascou! Não acha mais.
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Vi bastante desse caminhões na minha infância….e o do caminhão puma tbm….
Hj é mosca branca….raro, e esse talvez volte a vida…. -
Fala mal quem não tem, teve ou dirigiu. hoje pode estar superado, mas na época não tinha caminhão pra ele. era superior aos concorrentes. Esse Fiat 140, o motor dele é 8.1 contra os 5.7 da Mercedes. O chassi mais forte que os Mercedes também. sistema elétrico 24 volts igual ao Scania e Volvo. era muito bom caminhão.
Se a Fiat tivesse feito a cabine basculante igual ao Volks…. acredito que a história teria outro rumo. emfim… um excelente caminhão, mas mal compreendido.
A Fiat Diesel fechou as portas de sua fabrica no Rio de Janeiro na década de 80 por questões financeiras e burocráticas, não pelos produtos oferecidos. todos os caminhões da marca eram superiores a concorrência. desde o 70s 80s, 140(da foto) e o 190H.
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