Fiat 130

Russel, meu nome é Iegor Springer, sou de Condor – RS;  tenho 17 anos, visito o site faz um baita tempo, mas agora só que vou enviar meu primeiro “Registro”. Abraço! Foto de um caminhão Fiat 130 ano 1978-1979.


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

31 respostas para “Fiat 130”

  1. Avatar de Rafael Barouki
    Rafael Barouki

    Depois de uma longa vida árdua, o guerreiro repousa sob o pasto verdejante, enquanto o tempo lhe condena.

    1. Avatar de valuck
      valuck

      Caro amigo Rafael, se fosse um caminhão betoneira essa seria uma bela poesia ‘concreta’ …
      ‘óleo’ para o guerreiro que na sua ‘parabólica’ poesia repousa no ‘past’ dos tempos … que verbo hem ?
      hehehe …
      abraço

      1. Avatar de Rafael Barouki
        Rafael Barouki

        Hahahaha, boa Valuck.

        Sua poesia concreta é deveras pesada.

        No começo um tanto mole e suave, e depois se torna dura e bem rígida.

        🙂 🙂

  2. Avatar de Fernandogb
    Fernandogb

    Será que se consegue achar peças básicas para a manutenção desses caminhões antigos?

    1. Avatar de Paulo Rubens
      Paulo Rubens

      Fernando, eu acredito que sim. O problema mesmo, serão os altíssimos preços cobrados por essas peças…!

  3. Avatar de El Diablo Rojo
    El Diablo Rojo

    Isso aí é pior que AIDS……porque a AIDS voce ainda consegue passar para alguém……..

  4. Avatar de Fábio Silva Gomes

    No sul tem mais desses caminhões que em SP, creio eu. Não sei se era um bom caminhão (dizem que, sendo Fiat, qualquer modelo não é rs), mas acho um modelo interessante.

  5. Avatar de Junin Baiano
    Junin Baiano

    Se prestasse seria fabricado até hoje…

    1. Avatar de Remi R.
      Remi R.

      E é. Os IVECO são a evolução deles.

      1. Avatar de valuck
        valuck

        é interessante o histórico desses caminhões que começaram como FNM
        (popularmente conhecidos como FêNêMê) Fábrica Nacional de Motores.
        Os primeiros tinham a motorização italiana na Isotta-Fraschini que tb fazia motores marítimos e tb carros de luxo.
        Com a falência, mais tarde passou a ter motores Alfa-Romeo .
        E esse projeto com a cabine já alterada foi feito no Brasil.
        Muito resistentes e com uma capacidade de ‘arrasto’ fabulosa.
        Era comum até não muito tempo atrás ver os caminhões betoneira ainda com esses modelos antigos. Eram lentos e pesadões, difíceis de dirigir, mas carregavam uma casa (segundo a lenda … hehehe )
        Ao final da década de 60 a FNM que ainda era nacional é vendida para a própria Alfa Romeo que mais tarde foi comprada pela Fiat .
        Em breves traços essa é a história da marca. A IVECO ( Industrial Vehicule Corporation) é um ‘braço’ da Fiat que foi criando autonomia e mesmo como subsidiária não fica vinculada à marca em termos de mercado. O modelo Stralis( acima de 45 ton. ) foi indicado pela imprensa especializada como o ‘truck do ano’ .

        http://2.bp.blogspot.com/_SvVyO8w-1Ds/TUwwl7zlANI/AAAAAAAAECQ/I7YIkqrxTr0/s1600/10+iveco+stralis.jpg

  6. Avatar de valuck
    valuck

    pensar que os primeiros ‘avos’ desse aí, os antigos FNM tinham os motores Isotta-Fraschini que produzia carros luxuosos como este clássico.

    http://bestcars.uol.com.br/ph2/250b.htm

    1. Avatar de Paulo Rubens
      Paulo Rubens

      Um verdadeiro luxo…!

    2. Avatar de Rafael Barouki
      Rafael Barouki

      Um colega tem dois FNM, um deles sendo azul. É um caminhão bonito. Mas Valuck, cuidado. Pelo que sei, a motorização Isotta-Fraschini durou pouco tempo. Os nossos FNM tinham motorização própria feita no Brasil, daí a sua sigla.

      Mas, alto lá. Os FNM também são conhecidos pela sua difícil condução. Eles possuem câmbio duplo, um no chão e outro no volante (que é a reduzida). Fica a dúvida: esses caminhões da Fiat possuiam sistema similar??

      1. Avatar de valuck
        valuck

        É isso mesmo Rafael. Está correto, mas o motor feito no Brasil era o do AlfaRomeo italiano e era feito sob licença. A cabine dessa fase é que foi desenvolvida no Brasil. Nessa parceria e aumentando o ‘leque’ sob a égide do incremento à indústria automobiliística do governo JK fizeram tb o carro, que em homenagem ao ‘presidente bossa nova’ foi chamado de JK .Tanto que abrindo o capô vc via o belo motor AlfaRomeo. Tive um 2150 e ficou muita saudade .
        Aqui um interessante ‘raid’ de 3 FNM em janeiro de 2011 !!!

        http://www.youtube.com/watch?v=KtE3lyKatWc&feature=related

        1. Avatar de valuck
          valuck

          Quasnto à dificuldade de dirigi-los …
          putz ! dá só uma olhada aqui :]

          http://www.youtube.com/watch?v=A96d5bWOPG0&feature=related

      2. Avatar de Luís Fernando
        Luís Fernando

        Rafael , que eu saiba esses modelos como o do post já não possuiam o câmbio duplo.

  7. Avatar de Bruno Zen Zortéa
    Bruno Zen Zortéa

    só vi um na minah vida e achava q ñ era da fiat

  8. Avatar de FRANK

    ese so é lavar e dar uma revisadinha e colocar pro trabalho ia ter muito uso eses dai sao guerero .

  9. Avatar de valuck
    valuck

    muitos ‘torcem o nariz’ para o 147 . Mas neste ano no rallye Paris Dakar graças a um deles o Hummer de Robby Gordon pode voltar à prova . vejam a valentia do pequeno 147 rebocando o pesado Hummer .;

    http://www.youtube.com/watch?v=HbMHmE9iUjI

    1. Avatar de Paulo Rubens
      Paulo Rubens

      Achei muito engraçado a cena. Me divertir bastante ao ver o pequeno Fiat no resgate do grande Hummer. heheheheee. Um grande abraço a todos…!

  10. Avatar de leandro
    leandro

    vi um desse esse dias esse ai ainda da de salvar e colocar pra trabalhar ainda

    1. Avatar de valuck
      valuck

      hahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahaha ….

      1. Avatar de valuck
        valuck

        hahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahaha ….
        … BONK !!!

  11. Avatar de Luís Fernando
    Luís Fernando

    Ótimo registro de inútil Iegor . Esses caminhões apareciam muito nos seriados e filmes japoneses de antigamente ( ou eram muito semelhantes ) .

    1. Avatar de Silvio Alexandre

      Acho que eram semelhantes os japoneeses. Esse dai era nacional mesmo, na verdade um FNM sem glória…

  12. Avatar de Tiago Oliveira
    Tiago Oliveira

    Os aros dos faróis desse caminhão não são os mesmos do VW 1600 (Zé do Caixão)?

    1. Avatar de Erick Linz
      Erick Linz

      Sim São ele mesmo,e anteriormente,dos DKW Fissore tmb

      1. Avatar de Tiago Oliveira
        Tiago Oliveira

        Puxa, pena que os faróis quadrados do zé do caixão não sejam similares a outros veículos. Aqueles sim, quebrou, lascou! Não acha mais.

  13. Avatar de danilo
    danilo

    Vi bastante desse caminhões na minha infância….e o do caminhão puma tbm….
    Hj é mosca branca….raro, e esse talvez volte a vida….

  14. Avatar de Luiz
    Luiz

    Fala mal quem não tem, teve ou dirigiu. hoje pode estar superado, mas na época não tinha caminhão pra ele. era superior aos concorrentes. Esse Fiat 140, o motor dele é 8.1 contra os 5.7 da Mercedes. O chassi mais forte que os Mercedes também. sistema elétrico 24 volts igual ao Scania e Volvo. era muito bom caminhão.
    Se a Fiat tivesse feito a cabine basculante igual ao Volks…. acredito que a história teria outro rumo. emfim… um excelente caminhão, mas mal compreendido.
    A Fiat Diesel fechou as portas de sua fabrica no Rio de Janeiro na década de 80 por questões financeiras e burocráticas, não pelos produtos oferecidos. todos os caminhões da marca eram superiores a concorrência. desde o 70s 80s, 140(da foto) e o 190H.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *