GM Caravan

Olá, Russel…. Desculpe pelo comentário… mas é que entro no CarrosInúteis pra ver ”Carrões” … Golzinho abandonado, vejo aos montes todo dia (rsrs). Não gosto muito de ”aparecer”, mas já que fiz o comentário ”inútil”, então vá lá … Seguem fotos da minha recém-salva Caravan SS-6 250-S 1980.

A história é a seguinte:

Tenho um Opala, que comprei sem mecânica e estava procurando um motor pra colocar nele. Encontrei um anúncio na internet de um motor completo. Entrei em contato com o vendedor, ele tinha o motor e um diferencial dana pra vender… pedi mais umas peças e ele então me ofereceu: ” – Não quer ficar com a Caravan inteira? Eu ia desmanchar mesmo… assim você retira o que precisa, e o resto vende ou joga no mato. ” . Fechei negócio.
 
Consultando o Renavan dela (depois do negócio fechado), por acaso resolvi consultar o Nr. da plaqueta pra ver que modelo era (sem NENHUMA esperança de que fosse SS). Aí que me deparei com ”5R15H” e o susto! Caravan SS-6 1980!(que era de fábrica com 250-S e Dana). Agora, tenho pena de desmanchar, não sei se vendo ou se guardo para um futuro restauro…
 
Info sobre a localização: o carro estava no interior do RS, fronteira com Argentina, não sei bem.

Agora está em Curitiba-PR. Abraço e espero vê-la postada! 
Geovanni

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46 thoughts on “GM Caravan

  1. Caraaaaaca!
    Se você tem condições de restaurar, restaure-a!
    Mas se nao tem, ou não quer, tire as peças e ajeite seu opala!

    • Isso é uma tremenda raridade !!!
      Tente restaurá-la, ou se não puder faze-lo mantenha como está e passe para alguem que possa restaurá-lo!

      Em tempo: ha tempos tento postar tanto aqui qto no “concorrente”, mas a plataforma WordPress não ajuda!!!

      Abraços

      ass
      Kiko Molinari

  2. Giovanni,

    Tu tens uma peça rarésima nas mãos, arrisco dizer que uma Caravan SS 250-S ano 1980 seja mais rara do que qualquer outro modelo da linha…Só conheço três Caravan sobreviventes na mesma configuração, uma está em Campinas e a outra em SP Capital, com um grande amigo meu colecionador e ambas são prata metálico. Existe mais uma vermelha, mas segundo informações ela era originalmente SS-4, e foi colocado motor 6 cilindros e outros acessórios não-originais.
    Meu conselho: se não tens dinheiro para restaurá-la, ou mesmo prefere fazer o teu Opala e não curte muito as Caravan, venda-a a quem se dispuser a refazê-la, pois pela cor pintada (verde) ela poderia ser uma Verde-Samambaia Metálica original…Mas como o carro é teu, foi só uma sugestão, certo ?
    Forte abraço da Turma do Sul, e boa sorte nos teus carros !!!

    • Olá Mário . Sim , a vermelha era 4cil e prata , foi pintada e colocada toda mecanica 6cil 250-s. O carro ficou zero e o dono pede 50mil. Até onde sei, foram fabricados entre opalas e caravans SS, 4 e 6cil 1980 apenas 100 unidades, o que deve ser algo em torno de menos de 15 unidades iguais a minha. Até hoje só vi 2 SS-6 de chassi (fora a minha). A minha era vede samambaia sim, foi feita uma pintura porca por cima mais em varios pontos ainda aparece o verdinho (em baixo nas caixas de ar é verdinho). Minha idéia era passar a mecanica dela temporariamente pro opala e deixá-la encostada num canto da garagem (vou sofrer com isso pois ”entulha” pacas) . Mais ainda não mexi em nada , apenas dei uma limpada, próximo passo é trocar velas, oleo e etc e funcionar certinho… Até la escuto propostas .. se alguma agradar acabo vendendo. Abraço.

      • Geovanni, estive dando uma olhada na restauração dessa Caravan SS, foi feito um bom trabalho nela, mas uma certa dose de arrogância e prepotência de seu dono logo no início dos trabalhos acabou atrapalhando (e muito) o resultado final, na minha opinião…
        Não vou desmerecer o carro nem o trabalho dispendido nele, mas sinceramente esperava mais…Já vi outras reformas muito maiores que geraram carros espetaculares, e a felicidade de seus donos não tem preço,mas cada um “brinca” com seus recursos próprios…
        Eu mesmo tive uma Caravan SS-4 1980 Verde Samambaia, totalmente original, com vidros verdes, rodas de alumínio, de único dono, comprada em Presidente Prudente, e ela me deixou saudades…
        Chassi 5R15H é muito raro…Meu amigo Lincoln, aquele que comprou os Dodge Charger totalmente podres para fazer, tem uma dessas, Prata Diamantina, e ela é de cinema, põe no chinelo essa vermelha…E olha que o meu amigo é Dodgeiro até debaixo d’água, ele só faz uma concessão a esse tipo de carro porquê foi numa Caravan SS-4 80 do pai dele que o garoto sentou pela primeira vez e acelerou sozinho, com 11 anos de idade…Esse carro da família dele não existe mais, mas eu localizei uma irmã gêmea dela, que está aqui numa cidade perto, e vou negociá-la para ele, com muita calma…
        E a tua idéia de montar a mecânica no teu Opala é ótima, enquanto isso vai guardando os “restos mortais” dessa SS-6 80 e eu torço para que vc. fique com os dois carros, prontos e impecáveis, como eles merecem…
        Abração, meu amigo !!!

      • Meu gosto como o da maioria de opaleiros sempre foi modelos até 79, principalmente os coupes até 74, por isso ainda tenho duvidas sobre fazê-la, pois sou critico e gastaria bem nela, pra depois ser um carro pra vida toda. O problema é que ”sou piá” e grana sempre falta hehehe. Quando disse que ia guardar, ela ficaria anos e anos encostada mesmo! Queria fazer o opala antes pois é meu xodó. Quanto a caravan que voce disse do seu amigo, não é uma que esteve à venda uns anos atras com rodas do 92 ? Lembro que tinha uma ”5R15H” prata com rodas do 92 pra venda .. A minha tem vidros verdes, ar quente (inativo) e DH. Voce disse que tentou localizar a caravan que era do pai dele, como se faz isso? Meu pai teve dois opalas e gostaria de tentar encontrá-los também, ele sempre falou muito bem dos opalas que teve, inclusive do segundo ele sempre fala ” – Tava ruim mais era bom…” hehehe … Abraço.

  3. Geovanni , há confrades experts que já chancelaram sua boa sorte .E depois dizem que quem ganha na loteria são os óutros’ … risos
    Vc atirou no que viu ( passarinho ) e acertou o que não viu ( uma rara e mitológica Fênix ) … Com o o perdão dos ecologistas , o tiro é simbolico ok ? … he he he
    Como não acredito em ‘ acasos ‘ acho que a vida lhe preparou uma boa surpresa e um desafio …
    Vá em frente porque a torcida aqui é grande e ‘ polarizadora ‘ …
    good luck !!!
    forte abraço too da Turma do Sudeste

    • ”Vc atirou no que viu ( passarinho ) e acertou o que não viu ( uma rara e mitológica Fênix )” <- exatamente ..

      Fazia tempo que eu procurava ''alguma coisa'' … todo opala 1971 eu conferia o chassi pra ver se não era SS e coisas do tipo … quando eu menos esperava aparece uma dessa …. hehehe…. '' Quase como ganhar na mega '' …. Pelo menos agora ela não sera mais desmanchada e ''morta''…

  4. Cara minha opiniao: restaura ela; junta uma grana, vai mechendo aos poucos que vc consegue. Mas deixe-a original!!!
    É um belo carro principalmente essa versão.

  5. CARAMBA! Essa é uma raridade! Já vi uma aqui em Porto Alegre, mas não tava lá essas coisas…mas a sua pode ficar show se vc se decidir por investir nela! E vale cada centavo de investimento! Essa aqui foi restaurada:
    http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=8229&start=120

    Quem viu as fotos dessa Caravan aí antes, fica chocado com o alto padrão da restauração feita nela! Boa sorte e um pedido: não desmanche essa raridade!
    Abraços.

    • Essa é a que o cara passou de 4 pra 6 e pede 50mil que menciono acima ..

      A minha esta bem ruim … mais longarinas não tem um podre sequer, o bom se for pra restaurar ela , é que é o modelo menos valorizado e por isso tem peças mais em conta ”ainda” …

  6. Cara se você sabe que é uma raridade, então já sabe o que tem que fazer, nem vou falar nada.

    Ai Russel ele quer ver carrão, posta o que eu te mandei, já consegui informações sobre ele, sobre o por que de estar parado e por que deixaram ele lá, só não sei se é o tipo de carrão que o amigo gosta pode gostar de carrão antigo e não de carrão velho, vamos ver se ele gosta.

  7. Que sorte hein Geovanni?! Como os amigos acima disseram,seria uma boa vc restaurar ela,com certeza! Mas nunca desmanche ela,nem venda p/ algum “mal intensionado” por favor!!! Pois vc tem uma raridade nas mãos.Nunca esqueça disso!!!

  8. nossa, nem sabia que existia caravan ss 1980, sabia que tinha até 1979, você não achou ela por acaso, também acho que não iria gastar tanto para deixa-la completamente original, parabéns pelo achado, e seja feliz!

    abraço!

  9. amig, se ela tem caracteriscas originais da ss ainda restaure. Mas ela tá mais pra bucho de paca que pra uma caravan. heheh Nao vai ser nem a primeira nem a ultima a ser desmanchada.

    • Características que diferenciavam a Caravan Standart da SS em 1980: Basicamente Painel, volante e faixas externas. Não creio que seja muito dificil conseguir…. apesar de MercadoLivre ser super inflacinado… as peças são faceis de se encontrar…

  10. Transformar uma Caravan SS pós 1980 em modelo SL/E e Comodoro é tão de peru que eu nem tenho mais o que dizer.
    Geonanni, teu carro está bem ruim, é verdade, porém tu tens um belo modelo raro nacional. Parabéns pela compra e sorte na realização dos teus sonhos. Se fosse tu não a vendia, pois daqui uns 10 anos este carro vai estar valendo horrores, hehehehe.
    Abração!

    • É Marcelo … ”tô sabendo” … preço de opala não para de subir e como um amigo meu disse ” – Galaxie, dodge, maverick… tem seus semelhantes nos EUA e podem ser importadas peças … e o opala? …”

  11. Sinceramente eu nunca vi SS dessa cor!
    De qualquer forma a única coisa que me atrai nela chama-se AI8438! Placa amarela do Paraná é rara, hein?! Pois desde 1989 que esse Estado adotou placa cinza. Ainda mais com aquela plaquetinha vermelha do licenciamento (possivelmente 1982, que foi o último ano da famigerada plaquinha). De todo modo o motor é um 250-S…

      • Na verdade, as únicas coisas em comum com os Opel Rekord são as partes da lataria e pouca coisa de suspensão, no resto o carro tem a mecânica dos Chevy II e Nova americanos (motor de 4 cilindros 153) e Impala (motor de seis cilindros 250). Os brasileiros conseguiram fazer a famosa “salada”de culturas nesse projeto, que consegue ser o único carro que possui dois tipos de parafusos e porcas no mesmo monobloco: milímetros na carroceria e polegadas na mecânica !!!!

  12. Arruma um jeito de guardar ela, porque além de não perder um pila sequer, vai valorizar horrores daqui pra frente.
    Se eu tivesse feito isso com meu mustang 65 e o opala 74(64mkm), hoje estaria “frouxo”. Aproveita que vc é “piá”.

  13. kra isso sim e raridade,naum depena ela naum,assim como vc eu gosto mais dos coupes antigos,mas mesmo assim desmanchar essa caravan é um pecado,se pensar em vender me avisa,apesar de eu naum ser tanto fan desse modelo eu restauraria ela,qualquer coisa me manda um email ok e boa sorte.
    [email protected]

  14. Eu passei por algo semelhante, meu primeiro carro foi um Opala, comprei um muito detonado, muito judiado, e só o comprei pq era o que eu podia pagar na época. O carro era ano 1978, coupe prata com interior preto. Havia algum tempo em que eu estive procurando Opalas (devido a manutenção fácil e relativamente barata e o estilo me agradar), acabei levando esse coupe, que enguiçou no primeiro dia da compra. Tive de voltar pra casa de reboque (calcule a minha fecilidade de enguiçar na Av. Brasil no final da tarde), depois de ligar pro vendedor (sim, comprei numa loja) e dizer que se não me derem uma mão o carro ia voltar pra lá nem que fosse empurrado! Apareceram e pagaram o reboque. Cheguei em casa, anotei o número de chassi e joguei na net: 5R87EHB

    Fiquei louco quando li os dois primeiro caracteres: modelo SS!!!
    Voltei pro carro, passei horas analisando-o, investigando…enfim, tudo passou a fazer sentido, depois de algumas horas, entendi o porque do carro ser daquele jeito e acima de tudo, fui presenteado sem saber! É um SS-4 que originalmente era bege ipanema com interior marrom.

    Fiquei o primeiro mês tentando resolver o problema que ele tinha, depois fiz um tune-up no motor, que apesar de cansado sempre pegava de primeira, mesmo ficando 1 mês sem funcionar, não exigia nem que colocasse gasolina no carburador, isso tudo me fez respeitar ainda mais esses carros. Imagina o quanto que ele sofreu e ainda não nega fogo!

    É por isso que tantos cultuam esses modelos!

  15. deixa ela na garagem, dá sempre uma limpada nela, TIRA O MOTOR E NÃO DEIXA ELE ”SECAR” pergunta a qualquer mecanico pra conservar….enfim, salva ela você tem uma oportunidade impar nas mãos ! de salvar um icone rarp automobilistco do brasil !

  16. Olá Geovanni… Que sorte a sua encontrar essa Caravan… Eu tive uma sorte digamos que parecida quase igual… Eu tenho uma Caravan SS79 amarela 4 cilindros… E sempre sonhei com uma SS 80, mas sabia que eram muito raras… Mas um dia acharia… Aí procurando uns forros de porta originais pra minha SS 79, eu fui numa borracharia e lá eu vi uma Caravan 80/86 branca a venda… Fui dar uma olhada pra ver se tinha os forros originais do Standard (Que são iguais nos SS79/80 e Standard 79/80)… E não tinha… Mas fui olhando a Caravan e notei o painel de SS… Aí fui direto no chassi, e quando eu vi fiquei com falta de ar, era uma legítima SS4 1980… 5R15E… Pedi quanto queria e comprei, o cara pediu 1200 nela… Acho que foi barato, pois são raras… E a minha é branca de fábrica, essa cor nunca vi… Já ouvi falar de gente que viu, mas eu nunca vi uma SS 80 branca no padrão original nem na internet… Agora eu tô fazendo ela… Já dei uma boa melhorada, e como é meu sonho, vou ficar com as duas… Já pintei as faixas por cima da pintura porca e deu uma boa melhorada… Penso em fazer ela 6 cilindros… Mas tenho que pensar nisso… E a sua? Ainda é sua? Fez algo nela? Abraço meu amigo!!

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