0 thoughts on “GM Opala: podes (es)cre(ve)r…

  1. esse é a raridade das raridades, eu mesmo nunca tinha visto, nem o carro, nem o catálogo, rsrsrs !!
    Já tive um Opala de Luxo ano 1974 com um motor igualzinho esse do catálogo, com o Tri-Carb, e a tampa de válvulas da Envemo, mas era só isso, os outros acessórios não…
    Bem bacaninha essa caranga, hein bicho ??
    Jóia, jóia !!!

  2. Bom amigos eu ja tinha dito em outros coméntarios, que ésta pessoa que se chama MARIO BUZIAN, em seus coméntarios experientes do qual admiro muito pela a sua experiencia, do mundo do automobilismo brasileiro, bom ai esta mais umas de suas imagens especiais de época, bom amigo mario parabéns mais uma vez por sua presença, sendo assim amigo concluindo meu comentario, e obrigado por sua presença neste blog tao especial para quem gosta do assunto, e mais um parabéns pelas imagens aqui postadas, eum abraço a todos deste espaço.

    • Valeu Daniel, o que é bom só tem graça se for compartilhado com os amigos e apreciadores dessa arte, assim como o meu conhecimento, que tem décadas de acúmulo e curiosidade, essa nunca totalmente saciada…
      Também aprendo muito com todos vocês, e a cada dia, trocar experiência é sempre muito gratificante e positivo !!!
      Grande abraço à toda turma, e aguardem que vem mais coisa boa por aí, rsrsrsrs !!

  3. Não raro encontrar volta e meia, Opalas jogados por ai, com uma ou duas dessas rodas. Que belo catalogo. Russel, a noite mandarei duas contribuições Galo Cinza!!!.

  4. Belo post mesmo!
    Minha mãe era modelo e fotografou ao lado de um Opala identico a este, todo tunado das antigas, cor verde, na vitrine da concessionaria Simpala, em porto Alegre RS.
    Vou ver se acho a foto de época, escanear e enviar ao Russel.

  5. Sensacional! Adorei ver este catálogo, e creio que todos com um mínimo de afinidade com o clássico da GM salivam por um exemplar com todos estes acessórios de época.
    Aquela buzina FIAMM de três cornetas equipava um Opala ’85 que tinhamos aqui em casa.

    • Sinatra,

      As buzinas Fiamm de três cornetas eram uma constante nos carros da minha família nos anos 70, adorava ouvir elas disparando todos os domingos na hora do almoço, quando meu pai chegava na casa dos meus avós pra “roubar uma bóia”, rsrsrs !!!
      As rodas rallye de janelas redondas e tala seis da mangels também faziam jogo nos Opala de casa, isso até a GM lançar a linha 80 de faróis quadrados, aí meu pai passou a adotar as rodas Gaúchas e Cruz de Malta, iguais as dos Stock Car da época…
      Bons tempos aqueles, hehehehe !!!

    • Vagner, concordo inteiramente contigo !!
      Olha só como era possível melhorar ainda mais um Opala, e deixá-lo mais agressivo, mais “no chão”, mais esportivo…E tudo isso num tempo sem computadores pra desenhar acessórios, somente o capricho, bom gosto e experiência de quem sabia o que fazer, e que fez o primeiro motor turbo de seis cilindros para o Opala, ainda em 1977…

  6. Muito interessante!!!!Esse Folder era meu,vendi a um comerciante de catálogos e revistas de SP.Comprei o carro e o Folder de um Sr. que era o dono de uma oficina aqui do Rio de janeiro.O Opala em questão,foi comprado por ele em 1974,e possui TODOS os opcionais disponiveis ENVEMO.Inclusive é identico a foto do folder.O veículo encontra-se batido de traseira(já comprei assim)cor azul marinho,6 cilindros,e todos os detalhes originais.Está em processo lento de restauração mas tenho consciência de ser um modelo único.Abraços a todos!!!

    • Vc vendeu o folder que era a certidão das transformações de época de seu carro? Corajoso.
      Bom trabalho na restauração, certamente é uma raridade da raridade. Se fosse um clube aqui iria dizer: Posta fotos ae!!!

    • Erick,

      Esse folder veio junto em um lote de revistas Quatro Rodas que comprei ontem, e pelas imagens, creio que ele seja mesmo de 1972 até 1974. Poste fotos do teu OPALA/E, mesmo batido de traseira, pois eu sou de SP e nunca vi um desses completo, com todos as opções. Claro que deve ter existido ao menos um, mas acreditava que já estivesse perdido no tempo…Muito bom saber que ainda existe essa verdadeira “mosca branca”!!!

    • Estas fotos do seu Opala, como o Mário requisitou e reitero o pedido, são um “must see” a ser adicionado junto a esta postagem. Sugeriria enviá-las ao Russel, quem sabe ele não coloca nesta postagem ainda, pois algo assim é muito raro e muito pertinente ao assunto.

  7. uma vez eu tive um opala E ”baixado ” mas não tinha tantos opcionais como
    esse apenas grade ,pisca cego em acrílico ,rodas estilo ss em alumínio ,
    lanternas forlon ,capas de banco estilo ss ,amortecedor no capo para se manter aberto , o carro era 72 e o antigo dono o havia comprado em 74
    em relação as fotos fiquei impressionado imagine na época que loucura
    devia ser com esses carburadores NOOOSSSSAAA !!!!!! fico imaginando
    a briga que dava com dodge e maverick ,ganhava quem tinha mais BRAÇO .
    a eu naquela época !!

    • bill, como eu disse lá no começo, eu tive um Opala 74 com motor 250 de ssis cilindros e esse coletor com 3 carburadores DFV 446 de época…O bicho puxava muito bem com eles, e desconfio que o comando era um pouco mais agressivo também, pois a marcha-lenta era meio irregular, e eu mandei limpar e equalizar o sistema, quando comprei ele estava uma porcaria, só engasopava e pretejava as velas, depois de acertar essses detalhes e instalar uma ignição eletrônica Bosch que eu tirei de um Opala a alcool num desmanche, aí a conversa mudou de figura…
      O bichão ficou uma fera, tocava junto com Maveco V8 e Charger, pena que fiquei somente uma semana com a viatura, veio um louco e me deu dois Opala à troco dele, um 75 std 4 cilindros bem íntegro, e outro 79 Comodoro seis cilindros com funilaria e pintura a fazer…
      O cara mandou fazer o esquema de pintura do SS4 ano 74, pintou o danado de SuperVerde e arrepiou na vila por uns bons anos…

  8. Mario Buzian? o genro do fundador da turiscar? O que colaborou com a materia sobre trailers que saiu na Classic Show a um tempo atrás? Do Blog? Se for, satisfação em ter “contato” com alguem que zela tanto pela nossa historia automobilistica.

    Parabens pelo resgate da historia da Turiscar e por compartilhar seu acervo conosco!

    • Vagner,

      Muito obrigado pelas amáveis palavras, e a enorme satisfação é minha em poder colaborar e difundir entre nós esse delicioso e fantástico mundo do antigomobilismo brazuca e mundial !!
      Quanto à Turiscar, devo confessar que dei muita sorte em poder participar dessa fantástica família, que muito me apóia, e ajuda sempre para mantermos vivo o nome dessa grande empresa…
      Valeu mesmo, meu grande amigo !!!

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