Fotos do Genaro.
Mais uma canja:
O Herói!
por
Tags:
Caramba que troço lindo, que pena que esteja assim tãããão acabado!!! A frente se assemelha em muito aos GMC anos 50, vou dar uma olhada nos meus alfarrábios e ver o que acho!
É realmente uma pena q estaja assim nesse estado, mas achei fotos do modelo q com certeza é o mesmo que esta aí abandonado… é um GMC do fim dos anos 40…
na verdade este onibus eu conheço e ele se encontra na subida da serra, em São Francisco de Paula.ele foi abandonado á caminho do laboratorio da PUC do rs, que se localiza nos campos do alto da serra,ele levava estudantes e professores para uma pesquisa de campo no dito laboratorio quando teve uma pane grave,por já se tratar de um veiculo muito antigo e em mau estado foi abandonado ali,nota o lugar é de difissilimo ascesso.
Gustavo, ele ainda esta la até hoje?
Frankstein
Parece a mistura da frente de uma Kombi com a traseira de um Fusca em tamanho gigante ala Itu, mais dependendo do ano um desses em bom estado é reliquia, agora enferrujado assim o valor dele é medido por peso e olhe lá que só o valor para tirar isso dai desse lugar não compensa.
nossa que achado! nunca tinha visto um modelo tão assustador! hahahaha
a frente parece adaptada não? ou é original? nunca tinha visto mesmo, bela foto!
e que bundão grande do ônibus hein, só falta um fio dental, parece aquela tia turbina do desenho robôs.. hehehehehe
Esse ônibus é original…
“Parece ser o fim da linha para o que foi um dia um dos “gostosões” da empresa caxiense. Da maneira que ele está é uma obra de arte feita pelo tempo, pelas suas interações com o clima e com as pessoas que um dia utilizaram-no para suprir suas necessidades. Então, dentro de uma ótica talvez não preservacionista, mas em outra filosofia, este carro seja um vencedor. Ele lutou até o fim, e até que um dia que o tempo de uso e a falta de peças lhe pesou ás costas e ele se encostou humildemente no lugar onde está hoje. Eu digo, este carro é um vencedor por estar ai.”
http://animatedbus.zip.net/images/gostosao.gif
Inclusive há anos atrás o cara estava pedindo R$ 10 mil nessa sucata.
Mas que achado interessante, onde estaria?
Sem dúvida algo muito raro. Traseira redonda, parece muito mais um bonde, um metrô, uma vagão de trem do que um ônibus…
Pelas tampinhas ao lado dos faróis eu chutaria ser um GMC Parlor Coach, 1948… mas é só um chute.
é ônibus não … ha ha ha
é uma nave de Órion ou vulgarmente conhecida como TIUO ( Transporte Intermodal UIrano-Órion ) que por um desviu acabou fazendo uma parada por aqui )
Podem ver , na traseira tem uma pichação do Flash Gordon , que na época ainda era moleque ) …
De toda a forma , belas fotos de um belo ‘espécime ‘ ,Genaro .
E parabéns mais uma vez César ‘Wikipidia’Roentgen , parece que acertar na mosca é seu hobby … huiahuiahuia
( vai chutar bem assim lá na África do Sul , cara )
Valuck, pra mim vale a epígrafe:
“Nunca uma carcaça está tão desfigurada, que impossibilite a imediata identificação do modelo”
Olha só, veja na sua foto, a parte traseira não resta dúvida de que é esse modelo mesmo, minha intuição dificilmente se engana! Mas falando sério, quando fiz estágio em Cleveland, em 1900 e antigamente, todo dia passava por um posto de gasolina onde tinha um desses, em estado até melhor que o das fotos que você indicou.
Porém veja a frente, embora tenha aqueles chanfros ao redor do para-brisa, dá impressão que esse ônibus órfão tem a frente um pouco diferente, note que tem uma fileira de rebites a mais; além disso os faróis auxiliares originais são mais para baixo; pode ser que ele seja alguns anos mais novo que esse 48. Abraços.
caracoles my friend … hehehe
vc poderia trabalhar na polícia científica …
alto nivel de observação forense , mas diga-me lá seu ancestral é o famoso Wilhelm Conrad Roentgen , o descobridor do raio X ?
isso explicaria sua sagacidade via DNA .
voltando ao possível GMC , realmente essa frente ‘quebra -gelo’ não ví em nenhum outro ‘espécime ‘ . e provavelmente seja o que vc aventou : um modelo mais recente .
abaços , valério
Que troço feio, pelamordedeus.
Pintado e andando é terrivel, este aí então está fora das classificações adjetivas.
Parabéns pela foto!
Um modelo GMC ‘ próximo ‘ visto pela traseira
Que belo motor home daria essa carcaça!!!
falando em motor-home , Uilian
que tal este GMC feito especialmente para as forças armadas .
‘Tiozão ‘ desse acima … risos
http://www.classicbusdepot.com/bus-photos/118_0_1_0_C/
parece muito com este da foto, mas a frente deste está estranha, parece feita artesanalmente, parece que colocaram uma chapa reta com uns rebites, sei lá..
tipo um ‘ quebra gelo ‘ ?
Que ônibus, issae é uma locomotiva!
uma pequena ‘ coleção ‘ de GMC’s embora esse especificamente não achei .
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.coachinfo.com/AllAboutBuses/GMC_Images/3702.jpg&imgrefurl=http://www.coachinfo.com/AllAboutBuses/GMC_Info.html&usg=__8IuaaWsnDuKCemPFidCZ8ec42U4=&h=177&w=263&sz=9&hl=pt-BR&start=12&um=1&itbs=1&tbnid=kOYyW3p7YA-5yM:&tbnh=75&tbnw=112&prev=/images%3Fq%3Dgmc%2Bbuses%2B%252B%2Bparlor%2B1948%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26tbs%3Disch:1
kct!!!!!!
q coisa maluca!!
parece um supositório de ferro!!!!!
hahaha ou uiiiiiiiii!!
hahaha
Esse onibus estava no centro de Canela atras de um predio, ficou ali muito tempo. Depois ninguem mais viu, então ele reapareceu no bairro canelinha, na av João Pessoa, ao lado de um mercado. Onde foi retirado motor, setor, direção e o que restava de mecanica.
Cara! Que busão heim!
Meu Deus! Que “ônibus” assustador e inusitado! Imagina estar dirigindo ,
e ao olhar pelo retrovisor ver este ônibus te perseguindo hauiahuiahiua…
Foi um belíssimo achado,meus parabéns!!! Nunca imaginei e nem vi “coisa” igual. Muito interessante, parece mais uma espécie de metrô do que ônibus hehehehe…
PS: Aquela traseira é algo que não consegui explicação hauihaihaia…
Sibele, suponho que a traseira abrigue um porta-malas, que traz consigo o mesmo conceito do porta-malas do Fusca (só que atrás, claro…). Note que, da porta lateral traseira para trás, o assoalho é bem mais alto. Esse modelo originalmente tem motor dianteiro e piso de madeira. A grande abertura traseira abrigava uma tampa que possivelmente se abra para cima (veja na foto do Valuck). Abraços.
Não tinha visto as fotos do Valério…agora sim ficou “explicável” pra mim aquela traseira huiahiua…
Obrigada pela ajuda César!
há tb uma barra estranha na ‘saida dos fundos ‘ o que me faz supor que pudesse ser usada para … desembarque ???
teria sido um veículo militar ?
futurista , art nouveau , parece coisa de desenho animado a frente onde o ‘letreiro ‘ tem formato inusual .
Devidamente ‘ recomposto ‘ aria um sugestivo ‘ trailer ‘ pra lanches e biritas numa praia … eheheh
alguém se habilita ?
putz a idéia de ser uma lanchonete me agradou … hehehe
vermelho ou amarelo com um toldo e umas mesinhas daria um bom ponto de ‘ fast food ‘ ou sorveteria .Ou mais sóbrio em tons mais discretos e ser uma cafeteria …
hummm , Genaro , em que lugar de Canela fica mesmo esse oxidado ?
huiahuiahuia ( Sibele , minha pequena contribuição à aquisição da F50 … huiahuiahuia )
ou mesmo em prata , uma livraria e revistaria …
uma ‘rampinha’ de acesso estantes com livros e revistas , uma máquina de café num balcão … risos …
acho que ando viajando um pouco na maionese …
caracas a idéia ‘ grudou’ ou o ‘ virus da oxidação ‘ desse busum me contaminou … es
Ps.: Russel , estou enviando fotos antigas de um trabalho feito nesse gênero …
loucura! loucura! como diz o huck
q tal deixar o busão com o caldeirão??caldeirão dos mercenarios!!
É, ficaria mesmo interessante em prata, aquele prata meio fosco (“puxando” para alumínio). Agora o Valério disse tudo, realmente ele tem a maior cara de Art Nouveau.
… hehe , quase um Gaudi …
Ps.: embora Gaudi não seja exatamente ‘ art nouveau ‘ …
Quem se habilita? Eu conheço o dono? Acho q ele vende a preço de sucata, ou paga para tirarem do terreno dele, hhhausauhsuahsuahshaushuahuas, a despesa fica por conta do guincho!!!!
ônibus mulher melância.. heheheh que popozão hahaha
quanto pagariam por essa sucata? 1000? 2000???
olha que dava uma ‘ livraria-café-intirente ‘ da hora …
Na cor cinza-prata-alumínio-fosco .
Pra ‘ estacionar ‘ em Campos do Jordão no Festival de Inverno e em Parati na Flic …
brinca não que já deu ‘ coceira … risos …
livros + cds + café e licores …
óia que dá samba …
ou seria um concerto ?
concerto até que dá.
só não dá mais é conserto.
kiakiakiakiakiakia
e num concerto tem sempre alguma peça , que talvez não se encontre para o conserto …
… sei não Aninha esse busão oxidado tem um olhar magnetizante … tou ficando preocupado … risos
parece um chamado … me resgata , me resgata e monta uma livraria …
he he he …
acho que estou com delirium tremens …
Acho que o “buzão” te enfeitiçou hein Valério? huiahuiahuia…
Mas acho que ele combina mais com uma lanchonete,estilo aquelas de beira de estrada,que nem aparecem naqueles filmes americanos huiahuia
Seria legal fazer um ”Dinner” … fazer uma lanchonete estilo anos 50′ ou 60′ (provavelmente a época dele) …
Este ônibus , é um GM PD 2903 de 1947 . GM de General Motors e PD de Parlou Disesel , Parlou e Cocah eram as desiginações de onibus rodoviariso na época . A EBVL ( Expresso Brasileiro Viação Ltda) que na época fazia a ligação de São Paulo a Santos , importou 30 destes carros para a inauguração da via Anchieta em 21 de abril de 1947 .Usavam motor de 4 cilindros e 2 tempos .É um ônibus raro até nos USA. Foi priduzido de 1945 a 1947 .
Existe no site Memória Gaúcha uma foto de um ônibus igual a este, que pertenceu ao antigo Expresso Canelense. Seria o carro de prefixo 01. A empresa fazia a linha Porto Alegre x Canela. Depois, veio a Empresa Floresta e hoje a linha é operada pela Citral.
Boa Tony, com certeza e um legitimo GM PD 2903 que infelizmente chegou a esse estado. Viajei inumeras vezes para Santos num desses.
Parece ter sido um da Caxiense mesmo, um dos “gostosões”.
Tem uma animação publicada na net com esse carro em questão no endereço:
http://www.flogao.com.br/animatedbus/60210334
abraços
Silvio
Detalhe que vi agora: O carro da foto de época que estava na frente da fila era o 20, então ele deveria estar na mesma fila 9 carros para trás…
Este onibus é um GMC, foi usado pelo Expresso Brasileiro na linha São Paulo Santos e Pela CMTC de São na linha Centro Lapa nos anos 50.
olá, pois bem, cheguei tarde demais.. aos ‘malucos’ que nem eu, que sonhavam em ver esta relíquia restaurada em pleno 2014, sinto muito em dizer, não existe mais esta carroceria!! Só imagens agora…
Sou de Caxias do Sul – RS e fui a Canela tentar achá-lo, com base no que tinha nos comentários acima, dai achei no tal bairro canelinha o mercado paiol, e ao lado dele tem uma terraplanagem, e faz hoje (26-05-2014) em torno de 10 dias que o dono da terraplanagem, que era o atual dono deste ex- GM, vendeu o mesmo e já foi ‘derretido’, transformado em ferro em uma siderúrgica da região. O cara estava com ele há 10 anos. Imagino eu, que como ele tem maquinário de grande porte, retroescavadeiras, caçambas etc, deve ter visto abandonado na estrada em direção a São Francisco de Paula (como alguns citaram aqui, que era a localização inicial, quando abandonado), isto em torno de 10 anos atrás e pegou pra ele, bom, não quis perguntar mais detalhes, já que fiquei triste com a notícia e por ter perdido a viagem… não acredito que tenha no Brasil mais este modelo, é uma pena. Este modelo em outros países como os USA é um veículo militar, robusto e se bem conservado é também muito belo. Detalhe que a frente dele não é tão feia como parece ser nestas imagens aqui publicadas, ao ser transportado deve ter sido batida, ficou meio torcida, achatada… o que dava para arrumar facilmente. Por fim, acredita que a criatura tinha até as duas portas traseiras guardadas, as quais não aparecem nestas fotos…???!!!!! 🙁 para quem acha que na traseira dele é um bagageiro, está equivocado, na verdade é uma porta adicional (usada nos modelos militares como de emergência e tática)
Olha, uma dica, se você tem uma relíquia (esta por exemplo era do final dos anos 40, não estou falando de qualquer ‘caco véio’), venda, dê para alguém, doe, etc.. emfim, contribua deixe alguém restaurar e manter a história, ao invés de simplesmente dar fim ao passado. Não sou nenhum maluco, sei muito bem que muitos modelo de veículos não precisam mais existir, estarem na ativa, e que devem mais é serem desmanchados, transformados em ferro! mas cada caso é um caso.
Na primeira foto, na entrada de ar superior, ainda está preservada parte da tinha amarela da cor predominante dos veículos da Caxiense, que a partir de 1947 teve sua frota , quase total, de GMC’s Marítimos, modelos GM PD 2903 de 1947. Circularam, alguns até 1968. A partir de 1966, foram gradativamente substituídos por monoblocos Mercedes Benz LP 321, o que foi ruim para a empresa. Não havia o trajeto via São Vendelino, então as viagens eram todas via BR 116 (na época BR 2) então na serra apanhavam de relho, você a pé, caminhava ao lado deles. Isso posto não acredito que este carro seja o Nº 1 da Canelense, que era o único GMC que esta empresa tinha.
Esqueci de completar: a cor predominante do GMC da Canelense, era vermelho .
Trata-se de um FLXBLE americano dos anos 1940/50,m foi muito usado entre Rio-Petrópolis e outras linhas pelo Brasil afora até os anos 1960..
Deixe um comentário